Hop On, Hop Off

Sempre que visito uma cidade pela primeira vez enfio-me num autocarro turístico e faço uma sightseeing  tour. Não só é a forma mais rápida de a conhecer como ainda aprendo mais sobre a história do local. E se tiver a sorte de apanhar um autocarro com guia ainda melhor. A cereja no topo do bolo é um guia divertido que, pelo meio da história da cidade, acrescenta uns comentários humorísticos. Tive essa sorte em Londres e em Dublin também.

Reservei a viagem no autocarro turístico para o segundo dia da nossa estadia. Acordámos cedo, tomámos o pequeno almoço e lá fomos dar uma volta por Dublin poupando os pés ao cansaço e o resto do corpo ao frio. Iniciámos na Dame Street, o ponto mais perto do nosso hotel e passámos por 24 pontos emblemáticos da cidade, entre eles, as Catedrais de Saint Patrick e Christ Church, a Old Jameson e a Teeling Whiskey Distilleries, a antiga prisão Kilmainham Gaol, o Phoenix Park, a O’Connell Street, e o Castelo. Uso sempre este esquema nas sightseeing tours. Primeiro dou uma volta completa, acrescento mais um ou outro local àqueles que já sabia previamente que ia querer visitar, e no segundo giro começo a sair nos sítios que escolhi conhecer melhor. Em Dublin, um deles era Trinity College.

trinity college

A mais antiga Universidade da Irlanda é também uma das mais antigas da Europa e teve alunos como Oscar Wilde, Bram Stocker ou Samuel Beckett. Do conjunto de edifícios dos séculos 18 e 19, vários encontram-se abertos ao público como é o caso da Old Library, a biblioteca mais bonita onde já entrei.  A Old Library alberga mais de 4 milhões de livros, entre eles, o Book of Kells. A exposição “The Book of Kells: Turning Darkness into Light” “explica a história e o contexto dos manuscritos iluminados.”

Mas porque nem só de cultura vive uma mulher…hop on! Estava na altura de voltar ao autocarro e seguir viagem até à próxima paragem: a Guiness Storehouse.

IMG_0298

A casa da bebida nacional da Irlanda  foi fundada por Arthur Guiness em 1759. Hoje em dia é a maior cervejeira da Europa, exporta para mais de 150 países e cobre 25 hectares da capital irlandesa. Estão a ver como aprendi umas coisas com a visita? Ou pensavam que eu tinha ido até lá só para provar aquela maravilhosa cerveja de sabor a malte e espuma cremosa? 😉

IMG_0282

GUINESS STOREHOUSE

IMG_0280

IMG_0281

IMG_0289

“Tavel is the only thing you buy that makes you richer”

2 Comments

  1. Rita Gomes de Sousa

    Olá, Vanda!
    Foi com muita satisfação que li este post… tenho exactamente o mesmo hábito de entrar num Hop On Hop Off sempre que visito uma nova cidade. Para além de ficar a conhecer melhor a cidade, acabo por descansar pernas e pés!
    Parabéns pelo seu trabalho (ai que belas manhãs!).
    Beijinhos
    RitaGS

  2. Cláudia Amaro

    Só hoje conheci o teu blog e gostei muito de ler a Vanda a que estava habituada ouvir todas as manhãs!! Beijinhos e aguardo mais novidades por aqui

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.