Filetes Primavera com Puré de Batata e Cogumelos

Finalmente…é sexta-feira! No último jantar da semana, mesmo que a ementa não seja nada de muito complicado, gosto de pôr uma mesa bonita. A Sofia já se habituou mas ainda assim, pergunta sempre “Mãe, é para usar os pratos e os copos que estão na sala?” Afinal, para que é que uma pessoa tem loiça bonita? Para estar guardada à espera de ocasiões super especiais? Para mim, o jantar de sexta-feira é uma ocasião super especial! Já estamos de fim de semana, amanhã não temos que acordar cedo (quer dizer, mais ou menos…o Tiago é madrugador, ‘raisparta o miúdo), as crianças podem ir um bocadinho mais tarde para a cama e se a loiça não for logo para a máquina, ninguém morre por isso…amanhã de manhã, logo se arruma tudo.

Ementa: Filetes Primavera com Puré de Batata e Cogumelos à Bulhão Pato. Pôr os filetes no forno.

_RCS8327

Fazer o puré de batata. Toda a gente sabe fazer puré de batata, certo? Não?! Pronto, eu deixo aqui a minha receita.

Descascar as batatas e cortá-las em pedaços pequenos para que cozam mais depressa. Triturá-las (aqui em casa usamos passe-vite) . Numa panela pôr umas gotas de limão e um pedaço de manteiga. Deixar derreter e juntar as batatas e leite quente (ir juntando até ter a consistência pretendida). Juntar uma gema de ovo e um pouco de noz moscada.

Entretanto…não se esqueçam que os filetes estão no forno, convém dar uma espreitadela.

_RCS8325

Agora, os Cogumelos à Bulhão Pato. Tal como o nome indica, é a mesma receita das ameijoas…mas com cogumelos!

_RCS8302

Azeite e alho, coentros picados, cogumelos e sumo de limão. Tudo na frigideira e, está feito!

_RCS8357

Já só falta a água aromatizada com limão e hortelã para os miúdos e uma sangria de espumante e frutos silvestres para mim. Porque sim 😉

_RCS8362

_RCS8379

_RCS8389

_RCS8426

_RCS8405

Ps: Com a minha recente mudança de horário de trabalho, agora janta-se muito cedo cá em casa. Mas até à sexta feira da semana passada, a tradição manteve-se. Aliás, o facto de se jantar mais cedo, não impede que se ponha na mesma uma mesa mais cuidada. A parte da sangria é que é mais complicada. Havia de ser bonito, fazer um programa de rádio, depois de beber álcool 🙂 Ou então, se calhar, até era mais giro! Bom, pelo sim, pelo não, é melhor não experimentar.

E agora, o resumo da semana!

Obrigada à Iglo pelo desafio. Gostei muito!

One Comment

  1. Patrícia

    Adorei as receitas vou copiar têm muito bom aspecto e terem sido feitas em casa numa cozinha onde se vive de verdade abre mais o apetite pelo ambiente caseiro…

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.