Querido Jack Skellington,

Há cerca de 10 anos, muito por culpa tua e do nosso querido Tim Burton, comecei a celebrar o Halloween. Entre os meus amigos, ficaram “famosas” as minhas festas na noite de 31 de Outubro, Mascaramo-nos de bruxas, fantasmas, diabos e outros que tais e reunimo-nos cá em casa.

Casa que decoro a preceito com abóboras, teias de aranha e outros adornos alusivos à festividade da qual és anfitrião. Divertimo-nos muito e achamos que é mais uma desculpa para estarmos juntos e confraternizarmos.

Muitos portugueses acham tudo isto ridiculo usando como argumento que é uma tradição norte-americana. Eu já tentei explicar por diversas vezes que, na verdade, o Halloween “nasceu” na nossa velha e mistica europa, mais precisamente com os celtas e o seu “Samhain, antigo festival que celebrava as colheitas e marcava o fim do Verão.” Durante este período, os antepassados eram honrados através de oferendas. Na Irlanda e na Escócia celta, era costume acenderem-se fogueiras no topo das colinas, os chamados “hallowe’en fires” (os “fogos de hallowe’en”). Estes fogos, em honra dos familiares já falecidos, serviam também para purificar as pessoas e a terra, de modo a afastar os demónios, que eram mais fortes nesta altura do ano. No século 19, imigrantes escoceses e irlandeses levaram a tradição para os Estados Unidos.”

Enfim, celebrar o Halloween ou a Noite das Bruxas, é uma americanice, defendem pessoas que, muito provavelmente, usam um iphone ou um mac, alimentam-se fequentemente no McDonalds e escrevem o quanto abominam tudo isto no facebook ou no instagram, redes sociais, espantem-se!, criadas na América.

Se são tão defensores do que é nacional, não percebo porque é que não se alimentam unica e exclusivamente a cozido à portuguesa (que, por acaso, é bem bom, deixa-me que te diga) e não renegam os computadores e a internet.

Eu vou continuar a celebrar o que bem me apetece e só por casusa das coisas, em Novembro, vou rechear um peru e dar graças por tudo de bom que me aconteceu no último ano, no jantar de Thanksgiving que vou fazer cá em casa! Como diria a minha avó “mas vem algum mal ao mundo com isso?”

Happy Halloween!

img_9326

img_9329

img_9331

img_9332

img_9333

img_9330

img_9325

 

Make Up: Pris Verissimo

Fotos: Ricardo Pereira

3 Comments

  1. Rita Santos

    Uau, Vanda! Estas fotografias estão qualquer coisa. 🙂 Olhe, eu acho que tem toda a razão! Se nos faz feliz festejar seja o que for, rodeamos de amigos e família, e se não prejudica ninguém…força com isso! Depois quero ver fotografias desse perú! 😀

    Beijinhos grandes, Vanda!

  2. Claudia Vieira Braz

    Nightmare before Christmas é um dos melhores filmes do Tim Burton. Sou completamente apaixonada por esse filme.
    E cá em casa celebramos sempre o All Hallows Eve.

    Beijinhos

    Cláudia Braz

  3. Que fotos maravilhosas!
    Todos os motivos são bons para festejar e reunir as pessoas que gostamos.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.