As Minhas 5 Pizzarias Preferidas

Eu devo ser masoquista. Só um transtorno de personalidade justifica estar a escrever sobre pizzarias quando estou a fazer dieta. Pior! Sobre as minhas pizzarias preferidas! Aquelas que, só pelos simples facto de pronunciar os seus nomes, já me deixam quase a salivar. Mas vamos lá a isto. No fundo, estou a pôr-me à prova.

A ordem é aleatória. Não consigo ordená-las por preferência porque gosto de todas de igual forma mesmo que todas sejam diferentes entre si.  A localização também pode dar uma ajuda na hora de escolher ou até mesmo uma certa ligação emocional associada a boas recordações. Em comum têm todas massas que me fazem comer de olhos semicerrados (enquanto exalo um prolongado hummmmmm) e a frescura  dos ingredientes.

Bom…vamos lá a isto que já me está a dar uma fome!

Começamos em Lisboa, ali junto ao rio, mesmo ao pé da Discoteca Lux e da Estação de Comboios de Santa Apolónia fica o Casanova. Massa fininha, forno de lenha, burrata deliciosa…e a ajudar a tudo isto, a vista.

No Príncipe Real fica a Zero Zero. Só lá fui uma vez e corro por isso o risco de ter tido sorte de principiante (mas não me parece…) Para além das deliciosas pizzas que a colocam aqui na lista, as sobremesas são de comer e chorar por mais (há um mil folhas que não me sai da cabeça) e uma esplanada muito simpática.

O Forno D’Oro, na Rua da Artilharia, é outro dos sítios onde vou com regularidade. E que aconselho a quem gosta de pizzas with a twist. Neste caso,  o twist são as pizzas com produtos tipicamente portugueses como a alheira.

Em Óbidos fica outro dos meus sítios preferidos para comer pizza. A primeira vez que fui ao 12 Apóstolos gostei tanto que pedi para darem os parabéns ao pizzaiolo que, afinal,é uma ela. Uma italiana que, muito provavelmente, trouxe de Itália o livro de receitas da nonna dela. As pizzas são todas maravilhosas mas se só tiverem uma única oportunidade de visitar este ristorante italiano, peçam a que leva o nome da casa.

E agora vamos até ao Algarve. Em Almancil, não há período de férias a Sul em que eu não faça uma visita ao  Casavostra. Como devem imaginar, se lá vou é porque adoro a comida, claro. Mas também gosto muito da decoração do espaço e da esplanada. Da sombra das oliveiras e do cheirinho bom dos arbustos de lavanda.

Agora digam-me vocês…quais são as vossas pizzarias preferidas?

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.