Agosto: Ir

Ao cinema para vêr Dunkirk. O filme, escrito e realizado por Christopher Nolan, passa-se na Segunda Guerra Mundial durante a evacuação de Dunquerque, quando quase quatrocentos mil soldados aliados ficaram cercados por tropas alemãs nas praias de Dunquerque, em França. Harry Styles (um dos rapazes dos One Direction, muito aplaudido pela critica nesta estreia cinematográfica), Kenneth Branagh e (suspiro…) Tom Hardy fazem parte do elenco.

À Cordoaria Nacional para visitar Van Gogh Alive, The Experience. É uma exposição num formato multimédia que exibe os quadros do artista holandês em dimensões enormes para que sejam apreciados todos os pormenores de obras como A Noite Estrelada (1889), Auto-Retrato com Orelha Enfaixada (1889) ou Natureza-morta: Vaso com Doze Girassóis (1888).

Ainda na Cordoaria, quero muito vêr Terracota Army – Guerreiros de Xian, o achado arqueológico que em 1987 foi declarado Património Mundial pela Unesco. São 150 reproduções, em tamanho real, do exército de terracota – soldados, cavalos e armas-, descoberto no interior do mausoléu do primeiro Imperador da Dinastia Qin – Qin Shi Huang, século III a.C. “As réplicas, patentes na exposição, são de tamanho real, foram criadas na China e inspiram-se nas originais sendo também feitas em terracota”.

Lá mais para o final do mês, hei-de ir ao Festival Vilar de Mouros. Estava aqui a fazer contas e, se a memória não me falha, acho que estive em todas as edições entre 1999 e 2003. 5 anos seguidos sem perder pitada deste que é não só o festival mais antigo de Portugal (realizou-se pela primeira vez em 1965, em 1971 contou com Elton John e em 1982 com os U2) mas também o que tem uma das localizações mais bonitas: o verde Minho! Este ano realiza-se de 24 a 26 deste mês e por lá vão passar, entre muitos outros, Morcheeba, The Boomtown Rats, Dandy Warhols, George Ezra e Jesus and Mary Chain.

E tudo isto com muita praia (espero…) pelo meio. E vocês, onde querem IR este mês?

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.