É Dia Mundial das Massas!

Celebremos, então. O dia comemora a importância da massa para uma alimentação saudável e equilibrada. Sabiam que o nome das massas é, por norma, uma discrição da sua forma? E que Portugal é um dos maiores consumidores mundiais de massas? As coisas que vocês aprendem só por passarem aqui pelo blog! =)
Este ano decidi celebrar o Dia Mundial das Massas experimentando uma receita nova: Almôndegas em Caixas de Esparguete.
O meu filho entrou na cozinha mesmo no momento em que eu terminava o prato e brindou-me com um entusiasta “Uau, mãe! Que fixe!”
Querem saber como se faz? Vamos lá então. Comecem por ligar o forno a 200 graus. Cozam o esparguete al dente (cerca de 8 minutos). Enquanto isso, juntem a 500 gr de carne picada, pão ralado, alho picado, 1 ovo, parmesão ralado e salsa. Temperem com sal e pimenta. Moldem as almôndegas.

Untem formas de cupcakes com óleo ou manteiga e voltem a vossa atenção para a massa que, entretanto já cozeu. Escorram, passem por água fria, juntem-lhe dois ovos, mozzarella em fios, parmesão ralado e 2 colheres de sopa de molho de tomate.

Coloquem o esparguete nas formas e usem um copo pequeno para ajudar a “formar” a caixa. Têm mesmo que fazer muita pressão! Nada de meiguices neste passo, senão a caixa não ganha forma.

Levem a massa ao forno durante 15 minutos e as almôndegas ao lume durante 8. Vão agitando a frigideira para que fiquem douradinhas por igual. Por fim, juntem o restante molho de tomate (usei um frasco inteiro de 350 gramas).

Desenformem o esparguete com algum cuidado, ponham uma almôndega em cada caixa, polvilhem com queijo parmesão ralado e já está!

Agora com licença, que vou provar esta coisa boa! Se experimentarem a receita, depois digam-me se gostaram.

5 Comments

  1. João Maló

    No fds será posta à prova, a receita!!!! Quem tira as fotos?! Não fica nada atrás!!!

  2. Artur Igor Rebelo

    Vanda, gosto muito de si. A Vanda também cozinha para fora?

  3. Rita Santos

    Vanda, que aspecto! Claro que vou experimentar a receita. O meu pequenote vai adorar. 🙂

    Um grande beijinho. Adoro as Manhãs da M80!

  4. Madalena de Brito

    Vanda, a sério, isto foi uma espécie de Big Brother…
    Estava aqui a pensar no que havia fazer para o jantar logo – sim, faço listas como a Vanda – e queria fazer qualquer coisa prática, apetitosa e que não provoque narizes torcidos… e eis que vi este post!
    Obrigada! Problema resolvido!
    Um grande beijinho!

  5. Carlos Ivanildo

    Olá Vanda, o meu nome é Carlos Ivanildo , e sou seu fã. Será que me pode dar a receita de umas punhetas de bacalhau? Gosto mesmo muito e penso já ter ouvido a Vanda a falar dessa receita…..
    Beijinho

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.