5 Coisas Para Fazer Este Mês

Diz-se que é por esta altura de Janeiro (meio do mês) que começamos a deixar cair as resoluções de ano novo. Aliás, segundo um estudo recente da Statistic Brain, logo na primeira semana, 27% das pessoas abandonam os seus objectivos; na segunda semana, 31% deixam de cumprir o que prometeram e um mês depois apenas metade continuam firmes nas suas resoluções. Diz que falhamos porque estabelecemos metas pouco realistas e que é natural no ser humano sermos mais motivamos por metas imediatas do que por aquelas em que os resultados são mais demorados. Deixar de fumar, por exemplo, não é fácil, mas é capaz de ter efeitos mais instântaneos do que as idas ao ginásio para ficar mais ficar em forma ou perder peso. No caso do tabaco, oiço muitas pessoas que deixaram de fumar e que relatam melhorias logo nos dias seguintes a deixarem o vicio. Respiram melhor, sentem-se menos cansadas…ou seja, há uma melhoria significativa logo no inicio. Mas no caso do ginásio, e especialmente se o objectivo for perder peso, é sabido que não é algo que aconteça a curto prazo.

E a dieta? Outra resolução difícil de manter em pleno Inverno! Num dos meses mais frios do ano, é mais difícil alimentarmo-nos de saladas quanto o que o nosso corpo pede é comida quente. Os chás sabem muito bem nesta altura do ano, é verdade, mas se forem acompanhados por uma fatia de bolo de chocolate, sabem ainda melhor =)

Não estou aqui a tentar dissuadir ninguém de levar avante as mais difíceis resoluções de ano novo, e se estão a conseguir manter as vossas, aceitem a minha palmadinha nas costas e até a minha salva de palmas! O que estou a querer dizer é que percebo o porquê de não ser fácil mante-las. Mais…segundo estes estudos que se fazem habitualmente nesta altura do ano, uma boa forma de começar o novo ano sem nos sentirmos desanimados por não conseguirmos manter as mudanças que queremos tanto fazer nas nossas vidas, é começar por coisas mais pequenas, mais acessíveis, mais fáceis de fazer e de dizer “missão cumprida!” Porque, verdade seja dita, para tomar a decisão séria de perder peso, fazer mais exercício físico, comer de forma mais saudável ou deixar de fumar, parece-me que tanto faz que a decisão seja tomada em Janeiro, em Maio ou em Agosto.

Pela minha parte, não comecei 2018 com grandes resoluções. Entrei neste ano sem grandes expectativas, muito numa onda de “deixa ver o que o futuro me reserva…” É verdade que não há muita coisa que queira mudar radicalmente mas decidi focar-me, pelo menos neste primeiro mês, em escolher pequenas coisas que quero fazer.

1 – Tomar um banho de imersão!

Só quem não tem filhos é que pode ler esta resolução e achar que é uma coisa fácil. Quem é mãe, sabe que termos tempo para entrar na banheira e ficar por lá, durante uma boa meia hora, num relaxante banho de espuma pode ser mais difícil do que encontrar uma bebida fresca no meio do deserto. Mas, ainda assim, é exequível.

2 – Lêr um livro!

Tenho sempre listas de livros que quero ler e leio sempre menos do que gostaria. Este ano, comecei um livro novo logo no dia 1, por isso é provável que consiga acabá-lo antes do final do mês. Chama-se “Medium raw”, é do Anthony Bourdain, foi um presente de Natal e estou adorá-lo.

3 – Fazer um puzzle, palavras cruzadas ou Sudoku!

A sério, há quanto tempo é que não fazem este tipo de coisas? Sabiam que são exercícios óptimos para aliviar o stress? Sempre adorei puzzles e palavras cruzadas e há dias descobri uma aplicação de sodoku para telemóvel que é tiro e queda para me distrair quando alguma coisa me chateia ou preocupa.

4 – Imprimir aquelas fotos preferidas (e emoldurá-las)

Tive, durante um ano, uma pasta no desktop do meu computador com o nome “fotos para imprimir”. Cheguei a passá-la para uma pen mas acabava sempre por me esquecer de as mandar imprimir. Um dia destes fiz dela a minha resolução de fim de semana e finalmente tenho-as nas paredes da minha sala.

5 – Comprar um ramo de flores!

Já aqui escrevi há uns tempos que gosto de me oferecer flores. Porquê esperar que alguém o faça? Adoro ir à florista, escolher as minhas flores preferidas e à pergunta “São para oferecer?” responder “Sim. A mim!”

E vocês? 5 (pequenas) coisas que gostavam de fazer em Janeiro? Contem-me! =)

3 Comments

  1. Madalena de Brito

    A juntar ao ginásio – que tem sido a minha teimosia diária – ler num banho de imersão. Devia tirar férias para isso!
    Bom Ano, querida Vanda. Na rádio que é a minha companhia e na vida, que a Vanda merece tudo de bom!
    Beijo

  2. Olá Vanda!
    Este mês eu quero ler e cozinhar mais,
    A minha maior resolução de ano novo é para ser mesmo feita ao longo do ano! Espero conseguir passear mais lá fora e cá dentro!
    Obrigada pela companhia que me fazes todos os dias de manhã no atelier! (Parece que estão mesmo sentados à secretária comigo) Continuem sempre assim!
    Beijinhos!

  3. Parabéns Vanda…que tenha um dia muito feliz.
    Acompanho_a desde sempre, para mim a melhor voz da rádio portuguesa!
    Tudo de bom … um beijinho GRANDE

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.