Quem passa por Alcobaça…

Não passa sem lá voltar, diz o ditado. Mas há muito que eu não voltava a esta cidade. Nas férias da Páscoa, numa rara tarde de sol desta Primavera fria e chuvosa, propus ao meu filho fazermo-nos à estrada e sairmos na primeira localidade que nos aparecesse nas placas da A8 e que ele ainda não conhecesse. E calhou Alcobaça. E em boa hora.

Começámos pelo Mosteiro que está, felizmente, bem conservado. A primeira obra plenamente gótica erguida em Portugal foi começada em 1178 pelos monges da ordem de Cister, é Património da Humanidade e Monumento Nacional. No dia em que o visitámos faziam-no também um grupo de turistas estrangeiros e foi curioso observar a reação deles. Á entrada da nave central ouviu-se um coro de “uaus!” =)

os túmulos de D. Pedro e de Dona Inês de Castro encontram-se um em cada lado do transepto e são considerados das maiores esculturas tumulares da Idade Média.

Depois da (mini) lição de história, o meu filho quis lanchar…a desculpa perfeita para visitarmos a pastelaria mais emblemática de Alcobaça. A famosa Alcôa fica mesmo em frente ao Mosteiro e é o pináculo dos doces conventuais. São dezenas de bolinhos feitos à base de (muitas!) gemas de ovos. Dourados, reluzentes…a dizerem-nos “prova-me a mim, prova-me a mim”! Eu consegui provar (só) um Pudim de São Bernardo e deixar a Cornucópia para uma próxima visita.

Já a caminho do carro, deparámo-nos com um largo amoroso. E o adjectivo aqui não é usado ao acaso. Chama-se Beco da Paixão Assolapada e, vim a saber mais tarde, é um projecto de ilustração pública de Natacha Costa Pereira, inserido nos Rabisquits 2013, Mostra de Arte Experimental de Alcobaça..Adorei!

Mosteiro de Alcobaça

Praça 25 de Abril
2460 – 018 ALCOBAÇA

 

E agora, digam-me lá: outras localidades da zona oeste (passo por lá muito tempo) que valem a pena visitar?

 

 

 

 

 

One Comment

  1. Vale a pena visitar Porto de Mós, por exemplo, na zona Oeste, as praias, todas elas.. Mas sempre preparada para um micro-clima característico. A Nazaré e São Martinho para um gelado ao entardecer…
    Beijinhos

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.