Nova Iorque: Os Estúdios da NBC, a Greenwich Village e uma Noite de Cinema em Bryant Park

Dizem que a melhor altura do ano para visitar Nova Iorque é no Outono quando o tempo ainda está agradável para passear. No Inverno há temperaturas negativas e nevões; a Primavera pode ser muito instável, tanto pode fazer muito calor como ocorrer uma queda abrupta da temperatura, e no Verão o tempo quente e a humidade elevada podem dissuadir até o viajante mais motivado. Confirmo. Já apanhámos um ou outro dia assim. Mas hoje está de chuva e até sabe bem. A temperatura desceu, mas não está frio e, munidos de capas e guarda-chuvas, continuamos a explorar a cidade.

Ainda não é desta que vou ver Nova Iorque das alturas. Nunca subi ao topo do Empire State Building e também não é hoje que vou ao Top of The Rock. Combinámos que fica para outra visita (sim, ainda cá estamos e já fazemos planos para voltar…)

Na zona do Rockafeller Center, que nos habituámos a ver, no cinema ou na televisão, e em especial na altura do Natal, com a sua árvore gigante e o ringue de patinagem, ficam também os estúdios da NBC. É aqui que são gravados programas como o Tonight Show com o Jimmy Fallon e na loja é fácil perder a cabeça com o merchandising de séries como This is Us.

Seguimos para Greenwich Village…John Lennon disse uma vez que devia ter nascido neste bairro de Nova Iorque porque sentia que era aqui que pertencia. Mas o famoso Beatle não foi o único a ficar fascinado com este sitio. Ainda hoje é o bairro escolhido por uma série de artistas, de várias áreas, para fixar residência. Os actores Alec Baldwin, Mathew Broderick e Sarah Jessica Parker vivem aqui, o designer Marc Jacobs também, bem como a fotógrafa Annie Leibovitz. Não me cruzei com nenhum deles mas tive, como me acontece tantas vezes em Nova Iorque, a sensação de estar num set de um filme, tal é a quantidade de “referências” cinematográficas. Lady Bird, I Am Legend ou o clássico de Hitchcock, “Janela Indiscreta”, foram filmados aqui.

Olha a Magnolia! Os cupcakes desta Bakery ficaram famosos à conta da série Sex and the City.

O Butcher’s Daughter tem a esplanada rodeada de andaimes mas, ainda assim, é um sitio muito giro. A Sofia viu-o sugerido algures e decidimos experimentar até porque o menu é saudável (tudo orgânico, dizem eles) e estávamos a precisar de fazer uma pausa na ingestão de hambúrgueres, pizzas e cachorros, a santíssima trindade da alimentação para o meu filho (se eu deixasse, era uma destas coisas que ele jantava todos os dias). A comida do Butcher’s Daughter é, de facto, boa, mas os preços não são propriamente simpáticos e eu, ainda por cima, perdi a cabeça e pedi um cocktail Mimosa. É boa, sim senhora, esta bebida feita com champanhe e sumo de laranja, mas em termos de preço, é assim uma espécie de Rolls Royce dos Cocktails.

E agora…Bryant Park. Um dos espaços verdes mais convidativos de Nova Iorque tem um programa grátis, todas as segundas feiras, durante o verão: Cinema ao ar livre! Estava na minha bucketlist de coisas que queria mesmo fazer e foi tão bom! É que ver cinema com os norte americanos (não me parece que seja uma atitude exclusiva dos nova iorquinos) é, por si só, uma experiência. É que eles reagem ao filme! Aplaudem, assobia, apupam o vilão e incentivam o bom da fita! É Maravilhoso. Estas sessões de cinema ao ar livre em Bryant Park realizam-se há mais de 20 anos e são, como eles fazem questão de repetir e de mostrar, abertas a todas as pessoas. A entrada é grátis, os filmes são legendados e hã vários acessos especiais para pessoas com mobilidade reduzida. E a vista, ao anoitecer, com os arranha céus por detrás da tela? inesquecível.

3 Comments

  1. Madalena Queiroz

    Bom, posto isto, vou marcar viagem!
    Escreva mais, Vanda! É sempre bom lê-la!

  2. Margarida Moura

    Nunca fui a Nova York e vou querer ir. Serves-me de guia??
    🙂

  3. É a minha viagem de sonho NY !!! Vanda vai continuando a relatar a tua experiência com essa magnifica cidade….

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.